Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Variedades: Pereskia aculeata

Quando eu vim de Minas... trouxe ouro em pó... cantava Clara Nunes, inesquecível cantora mineira e uma das mais belas vozes da MPB. Pois eu, quando fui a Minas, trouxe Ora-Pro-Nobis (Pereskia Aculeata). Em Tiradentes, fizemos questão de comer o famoso Frango com Ora-Pro-Nobis, no simpático restaurante da foto abaixo, que se chama... Ora-Pro-Nobis! Dizem que a erva ganhou esse nome porque crescia no quintal de uma Igreja e o pessoal aproveitava a hora da oração (o tal Ora-Pro-Nobis) e, escondido do padre, catava as folhas para comer. Hoje a gente ri dessa história e pensa "por que alguém se daria tanto trabalho para catar uma capoeira?", mas é fato que essa trepadeira é riquíssima em proteínas biodisponíveis, um monte de vitamina C e ferro, o que lhe valeu também a alcunha de "carne de pobre". Em outras palavras, trata-se de um valiosíssimo aporte proteico e vitamínico para qualquer dieta, uma opção de ouro para quem é vegetariano, obeso ou dislipidêmico, para idosos que já não podem mastigar carne e por aí vai. Minhas mudas estão pequenas, mas a receita do frango já as espreita, quietinha...
À mesa: aipim frito, angu, couve, arroz e frango com ora-pro-nobis.
O fofíssimo restaurante Ora-pro-Nobis, em Tiradentes. Shabby Chic e onipresente nos guias de turismo para estrangeiros.

2 comentários:

  1. Não tinha uma polenta nesta mesa? Tenho duas suspeitas: ou aquelas bisnaguinhas que tu chamaste de "aipim frito" ou aquele prato com um conteúdo amarelo, ao qual chamaste de "angu"...
    Não parece muito o teu "modus operandi" entrar em um restaurante e não pedir polenta. Lembro vagamente de um comentário: "angu é como os mineiros chamam a polenta nestas bandas do Brasil".

    ResponderExcluir
  2. Inimigos! Inimigos na trincheira! Eu jamais compararia as duas coisas! Nada a ver! Eu protesto, eu protesto!

    ResponderExcluir