Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

terça-feira, 5 de abril de 2011

Novas Flores Comestíveis


Pois é, pessoal. O outono chegou, o calorão assassino está indo embora e eu já posso plantar novas espécies. Dessa vez, fui em busca de flores comestíveis além da já manjada capuchinha (Tropaeolum majus), que eu adoro e da qual também já semeei novas levas.


A primeira novidade (pelo menos para mim) é a Calliopsis elegans ou Coreopsis. Creio que o nome significa olho belo ou bela visão/olho do carrapato. Olho porque o centro da flor lembra um olho, belo porque é belo e carrapato porque... sei lá, vai ver os bichos gostam de comê-la também. Em inglês, seu nome comum é tickseed. Nada comercial. Calliopsis (Bela vista) é mais apetitoso. Claro que ainda não provei, porque as minhas recém estão germinando. Mas é uma margaridinha selvagem, então acho que vai crescer ligeiro e ligeiro irá para a panela...


A Sweet William (Dianthus barbatus) é essa fofura multicor aí das fotos. Ela é nativa da Europa, aonde cresce nos Pirineus, nos Balcãs e Cárpatos e vai até o sul da Rússia. Uma flor eslava, pode-se dizer. É da família dos cravos, por isso a semelhança com as cravinas, creio eu. Não se sabe bem o porquê do nome, mas há uma história engraçada que o envolve. A Batalha de Culloden, em 1746, foi um episódio sangrento em que os escoceses foram massacrados pelo Príncipe inglês William de Cumberland. Desde então, na Escócia, as sweet william se chamam stinking billys (heheh, billy é o apelido de william, stinking é fedorento, desgraçado). A flor pagou o pato...



Do hissopo (Hyssopus officinalis), eu já falei aqui. É muito difícil fazê-lo crescer e estou na terceira tentativa, mas as moscas brancas são competidoras ferozes na luta por alimento. O hissopo é bíblico e era tido como purificador. Vendo as fotos, eu o acho lindo como a lavanda. Aqui no Brasil, um de seus nomes é justamente alfazema de caboclo (por que seria do caboclo eu não sei).
Essa coisa fofa aqui é a interessante balloon flower (Platycodon grandiflorus) e vem do extremo oriente (Japão, China e Coreia). Sua raiz, chamada de doraji, é uma iguaria da cozinha coreana, mas as flores também são comestíveis. Platycodon vem do grego grande sino, pois essa flor é uma campânula. Antes de desabrochar, ela parece um balãozinho. Imaginem só a alegria da gurizada ao vê-la no prato...

Nenhum comentário:

Postar um comentário