Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cidade em Cores, Cidade em Sépia



As fotos acima foram tiradas por mim, em Praga, na República Tcheca, em 2008. Agora, comparem com as fotos abaixo.















Quando pesquisei turismo em Santana do Livramento, nosso destino nessa páscoa, fiquei muito decepcionada. Só o que li foram anúncios de free shops. Ao me perder em suas ruas, hoje à tarde, procurando o Uruguay, recordei-me de Praga, incensado destino turístico do leste europeu.


As fotos que tirei, propositalmente em sépia para ressaltar a beleza das linhas e ocultar as feiúras de abandonos ou maus restauros, mostram alguns dos tesouros escondidos nas ruas desmazeladas dessa cidade. Berço de ilustres, como Flores da Cunha, Paixão Cortes, Carlos Urbim e Gaúcho da Fronteira, equidistante de Porto Alegre e Montevideo, Santana do Livramento é uma das cidades mais antigas do Rio Grande, desmembrada do Alegrete, apenas um ano depois da Independência do Brasil. O presidente americano F.Roosevelt chegou a desembarcar em sua estação férrea. Um sem-número de prédios art-noveau, restaurados ou não, remontam a dias muito prósperos, no início do século XX, quando a cidade viveu o auge da pecuária e abrigou lanifícios, frigoríficos e diversas agremiações (a maçonaria, fundada aqui em 1903, a sociedade italiana, em 1911).


Por inclemências históricas, Santana do Livramento entrou em decadência, junto com o resto da metade sul do Estado, e nos últimos dez anos, registrou uma perda de quase 10% da sua população. A simbólica avenida que separa e une Brasil e Uruguay se encontra tomada de lixo, mendigos e mercadores informais. As construções recentes tem um ar de improviso e aglomeração e as lojas de comércio popular tomaram quase todos os espaços centrais (uma curiosidade: como em nenhuma outra cidade gaúcha, avistam-se muitas mulheres muçulmanas pelas ruas, com seus véus). Do ponto de vista gastronômico, há carne de cordeiro de primeira qualidade, há a Vinícola Almadén, recentemente comprada pelo grupo Miolo, revendendo seus bons vinhos a preços irrisórios, há a proximidade com toda a manteiga, os queijos e o doce de leite uruguaios. Onde andam os políticos e burocratas do turismo, que não brindam Santana do Livramento com um projeto de revitalização urbanística? Provavelmente, passeando em Praga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário