Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Variedades: Solanum melongena


Dizem que a berinjela cresce rápido. Conversa pra boi dormir. Eu plantei a minha em janeiro, estamos em abril e ainda não vi uma única berinjelinha. E olhem que eu fiz tudo o que mandaram: estaqueei, adubei, reguei, deixei a sol pleno, matei as moscas brancas e tatuzinhos... ela deu uma só flor e as formigas a cortaram do pé em menos de 24 horas. A coisa mais difícil de fazer crescer em vasos são as leguminosas. Atraem mais vampiros do que a Bella e a Elena juntas. Como eu li que, em um clima subtropical como o nosso a berinjela pode pintar até no outono, vou insistir um pouco mais. Tenho olhado com respeito e reverência os cultivadores de berinjelas orgânicas lá da feira da Redenção. Curiosidade: a berinjela é parente do tabaco, mas é preciso comer 9Kg dela para ingerir a mesma nicotina de um cigarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário