Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Variedades: Salvia officinalis 'icterina'


Pobre icterina, presa favorita da mosca branca e amiga das borboletas! Linda como uma planta ornamental, tem todo o perfume da sálvia e, ocasionalmente, até mesmo suas flores azuis. É a mais sensível das sálvias que cultivo: já perdi pés por falta de água, por excesso de água, por excesso de sol e, embora não tenha tentado, acho que perderia por falta de sol também. Não convém usá-la no inverno e é importante fazer mudas na primavera. Não se regam as folhas da sálvia, mas apenas a terra. Sugiro pulverizações regulares com pesticidas orgânicos alternados, além da velha e boa fita pega-moscas. Quanto ao emprego gastronômico, é o mesmo da sálvia comum: biscoitos, manteiga, carne de porco, frittata, batatas, pizza, molho de gnocchi. Eu reservo como decoração.

2 comentários:

  1. Muito bons esses comentários sobre ervas e temperos, Miche. Eu tô com um hortelã que sofreu muito após uma chuvarada e torcendo para que resista. Continua postando essas dicas! :) Beijos

    ResponderExcluir
  2. É possível resgatar uma planta que tenha sido molhada demais. Retire com cuidado o torrão inteiro do vaso, dando batidinhas no fundo e tentando evitar que se esboroe. Envolva-o com várias camadas de papel toalha e deixe assim por 24h. Devolva ao vaso, não sem antes colocar no fundo uma boa camada de argila expandida e um pedaço de manta de drenagem, o que evitará a recorrência desse acidente. Bjs.

    ResponderExcluir