Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Coisas Boas

Só uma foto bonita, para abrir o apetite da gente... como se precisasse, né. Olhem só o orejón ali no cantinho. É o tal origone do pessoal do pampa.

Atendendo a pedidos, aqui está a torre de pomelo Paso de Los Toros que eu trouxe do Uruguay, só para a eventualidade de eu demorar muito a voltar ou para o caso de a Pepsico falir e não produzirem mais o pomelo... Gosto. Confesso. Detesto refri, mas abro exceção (honrosa) ao pomelo. Gosto tanto que fotografo cada garrafa que tomo. Taqui a prova, ó:



Esse eu tomei em 2009, na Fortaleza de Santa Teresa. Tava bom...geladinho, geladinho.


Os de 2010, que eu tomei em Rio Branco, não sobreviveram o suficiente para serem registrados. Tive receio de existir uma cota para a compra de pomelo... lembra, Gusta, o que eu falei? "Se a aduana implicar com os meus pomelos, eu sento aqui com eles, na beira da estrada, e tomo tudo de uma só vez!"


Quem inventou o Pomelo Paso de Los Toros foi o químico uruguaio (São)Rómulo Mangini, que queria agradar uns amigos ingleses que gostavam de tônica, mas não a encontravam por lá, em Paso de Los Toros. (Por sinal, Gusta, sabia que foi nesta cidade que nasceu o escritor Mario Benedetti? Lugarzinho legal esse, né?). Depois que o velhinho morreu, os herdeiros venderam a marca para a PepsiCo, que o produz até hoje, com o mesmo nome.


Claro que, sendo um refri, tem corantes, conservantes, espessantes, aromatizantes e muito açúcar. Mas tem também o suco do pomelo (Citrus maxima), que é uma fruta meio intragável no seu estado natural, até para quem curte coisas amargas como eu.


Não precisa demonizar nada. Nem todos os refris são péssimos, nem todas as granolas são do bem. O negócio é não massificar, não destruir pequenas e graciosas individualidades regionais como o refri de Paso de Los Toros ou a gasosa de abacaxi do meu nonno. Afinal, para que diabos a gente viaja se for tomar a mesma bebida aqui ou do outro lado da fronteira?

2 comentários:

  1. Achei que tu ias falar do pomelo, o "Paso de Los Toros", que está do lado da placa... quando vamos para o Uruguai compramos litros e litros de pomelo. Tem gente que vai para comprar vinho, outros compram uísque, e nós compramos PASO DE LOS TOROS.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o sabor do pomelo. Essa mescla quase sinestésica de cítrico com amargo é do tipo 'ame-o ou odeie-o'. Também me questiono sobre as razões que extirpa-nos a possibilidade de apreciar esta iguaria aqui no Brasil. Será que os custos para virar importador - dado o MercoSul - tornam inviável o negócio para um atravessador deste produto no mercado brasileiro? Obs.: A Schweppes, cuja marca é explorada no Brasil pela 'The Coca-Cola Company', oferece-nos aqui o refrigerante Citrus (mix dos sabores de grapefruit + laranja + maçã), que também adoro. Creio que na divisão dos mercados eles entendam que a demanda - não desenvolvida talvez por puro desconhecimento dos consumidores - brasileira pelo sabor do pomelo esteja sendo atendida de forma 'suficiente' pelo Citrus. Será?

    ResponderExcluir