Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fondant de Laranja


Morangos me mordam, Batman! O verdadeiro parceiro, o Robin do chocolate é a laranja. De umbigo, assim, amarguinha. Essa receita eu adaptei da Saveurs, uma revista francesa, edição de fevereiro de 2011. Isso não é um bolinho: é um doce levíssimo, uma baba, com muito açúcar cristal, molhado com uma redução de suco de laranja e Grand Marnier (no original) e Mandarinetto al ginepro (na minha versão).  O prato na foto da revista era marrom, então tive a ideia de revestir o meu prato com chocolate meio-amargo. Noooossa! Jamais pensei que seria capaz de produzir tal delícia! Esse foi meu luxo da semana, já de saída, na segunda mesmo.
Confeitaria é coisa de heroi. É para gente meticulosa, que gosta de lavar muita louça, a mais lambuzada de todas, para fazer coisinhas bem pequenininhas e temperamentais. Tsc, tsc. É a matemática da gastronomia. Definitivamente, não é a minha praia. Mas um cozinheiro tem de ser completo, então eu treino, treino, treino. E erro, erro, acerto, erro. Nunca esquecerei os 25 (sim, vinte e cinco) bonet astigiani (uns pudinzinhos de café piemonteses) que fiz num só dia até aprender a desenformar um inteiro...

4 comentários:

  1. Pessoal, essa delícia eu provei, e realmente é espetacular!! A leveza e o leve cítrico da massa, misturada às raspas de chocolate meio amargo e banhados no licor sutilmente amornado traduzem o que há de "divino" na arte de saborear um doce especial.
    Michele, o blog está demais!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Legal teres gostado! Só por essa crítica tão favorável, acabaste de ganhar mais uma fornada de bolinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi!!! Ficou lindo!!
    Risos ao lembrar da tua saga com os bonet!!! hahaha
    bjaoooo e parabéns pelo blog, tá lindão!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bá! Gente, chegou no blog uma Chef Pasticciere! Lembrei de ti enquanto eu queimava os dedos com essas malditas forminhas! Que vontade de bestemar! Pensei: a Bá deve fazer isso com um pé nas costas...Beijos, querida, tudo de bom!

    ResponderExcluir