Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Portulaca e Funghi

Os cogumelos de hoje de manhã instigaram um desejo. Os funghi de Teutônia estão entre as minhas três principais razões para morar aqui. De vez em quando, eu me animo a buscá-los, numa chácara lá no idílico caminho para a Westfália e daí é FunghiFest durante uma semana inteira. Uma Kerb de Funghi. Hoje os Cardoncelli, meus preferidos, estavam em falta. Parece que houve problemas para cultivá-lo. Tenho aqui em casa uns esporos de Pleurotus que estou estudando onde inocular. Quem sabe um dia... E só para atiçar quem gosta de cozinha-rápida-e-prática-para-uma-pessoa-só (e gosta de funghi também), aqui vai uma janta digna de Titânia, a Rainha das Fadas: Beldroega (Portulaca oleracea) e Funghi Shimeji. É só lavar bem a portulaca, acrescentar o suco de um limão (ajuda um pouco a preservar a cor), sal, pimenta e azeite e refogar por menos de cinco minutos (ela solta água, não precisa se preocupar). Em outra panelinha, dourar um dente de alho free (o único vegetal processado da minha vida) em azeite e refogar os funghi despedaçados com sal e pimenta por cerca de cinco minutos também. Juntar tudo na mesma panela e acrescentar uma colher de manteiga, mexendo vigorosamente por um minuto (já pode ser com fogo apagado). Comer assim, numa tigelinha mesmo. Cuidado para não se queimar, estará quentíssimo e a gula não permitirá esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário