Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Levisticum officinale


Hoje, eu jantei Pendalons, que é um prato friulano à base de verduras. Primeiro, descasquei e cozinhei um pouco, em água salgada, três batatas em cubos. Enquanto isso, lavei, tirei os talos e os fios de um punhado de vagens fininhas. Assim que escorri as batatas, usei a mesma panela para cozinhar as vagens, em nova água salgada. Enquanto isso acontecia, descasquei e piquei uma cebola pequena. Quando escorri a vagem, usei a mesma panela para refogar a cebola em azeite. Com a cebola dourada, reintroduzi as batatas e vagens, um pouco mais de azeite e salteei tudo, enquanto picava o levístico fresco. Por fim, joguei a erva picada por cima da mistura e uma pitada de pimenta fresca. Para mim, esse prato é a essência de jantar sozinha: gostoso, suja pouca louça e fica pronto ligeiro. Será que alguém gosta de cozinhar para uma pessoa só?
Quanto ao levístico, é um parente persa do aipo, que já foi muito famoso nos jardins da Idade Média e um dos preferidos dos romanos, que o empregavam para os mais variados fins, de conquistas amorosas a picadas peçonhentas, passando por prosaicas dores de garganta. Embora sua indicação clássica seja como tempero de sopas, eu gosto de usá-lo em legumes, omeletes e frango. O sabor remete ao aipo, mas o aroma é penetrante e único e se desprende por inteiro com o calor.

2 comentários:

  1. Eu até gosto (e tenho de) cozinhar para uma pessoa só (eu mesma)! :) Gostei dessa receita, adoro batatas refogadas (quem não, né?) e o visual fica lindo com essas vegetais e temperos... Cadê a tag "cozinha prática e rápida" nesse post? Adorei! :D

    ResponderExcluir
  2. Eu, que prefiro cozinhar massas para as massas, morro de preguiça de fazer comida só p mim. Por conta disso, como muita torrada durante a semana. Mas às vezes, a gente tem fome de vegetal, né, então eu gosto dessas misturas de verduras como as que eu tenho postado. Vou pensar em outras do mesmo naipe. Bjs.

    ResponderExcluir