Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Kümmel


Para quem não conhece, esta é a alcaravia ou kümmel (Carum carvi), um de meus temperos favoritos. As sementes são similares às do cominho, mas o aroma é bem diferente. A planta tem este lindo aspecto rendilhado e suas folhas jovens ficam ótimas em uma salada. O prato ali de cima é uma delícia: é só fritar uns cubinhos de bacon com kümmel e acrescentar repolho em tiras, sal e pimenta. Refogar uns cinco minutos e comer bem quentinho, fumegando. Existem as comidas que são boas, as que são deliciosas e as que são boas até com terra. Essa se encaixa na última categoria.


3 comentários:

  1. Oi Michele....
    Acabei de ti mandar email (27-03 ás 19h)
    Olhe lá, pq acho q vc não esta recebendo eles.
    é jeffmota.eco@hotmail.com
    Abç e adioS...

    ResponderExcluir
  2. Essa receitinha também está me parecendo prática e tentadora... Mas podias dar uma dica pr'os que se interessam em cultivar o kümmel em casa? Gosta mais de sol, de sombra, água, pouca água? Estou pensando sériamente em expandir meu leque de temperos aqui. ;) Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ana querida:

    Vou te dizer o que eu aprendi na experiência. Ela gosta de umidade, claro que não demais, mas eu já perdi mudas por ficarem um ou dois dias sem água. Conforme ela vai nascendo, tem de ir aterrando o pé, senão ela cai por terra. Sol sim, mas nada senegalesco, senão queima as folhinhas. As sementes surgem a partir do segundo ano da planta, que é perene se bem cuidada. Digamos que os cuidados são semelhantes ao do endro e do coentro, que nem adoram o sol como as lavandas, nem a sombra como as mentas. Essas plantas não são rústicas, isto é, requerem algum cuidado. É jardinagem que eu classificaria como sendo de dificuldade moderada.

    ResponderExcluir