Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

terça-feira, 29 de março de 2011

Baclauro

Este é o Baclauro, um licor de bagas e folhas de loureiro que ficou pronto hoje. A ideia veio do livro Bringing Italy Home, de Ursula Ferrigno. O louro (Laurus nobilis) veio do giardin mesmo. Meu loureiro é muda do loureiro do meu avô e cresce faceiro dentro de um vaso de cerâmica. Não é nada fácil ter um loureiro bonito, pois ele custa a pegar. É preciso dar muita nutrição e ele não é amigo nem do frio nem do vento, que escurecem suas folhas. O sabor e o perfume do baclauro me surpreenderam. Fiquei fã, muito mais do que imaginei ao ler a receita. A autora mandava acrescentar uma fava de baunilha, mas eu quis sentir o louro primeiro. Acho que a baunilha ia sobrar mesmo. Olhem essa cor, não é linda? Parece azeite de oliva!!!! A sugestão é servi-lo após uma refeição rica em carnes, como digestivo. Curiosidade histórica: o louro era, para os romanos, símbolo de vitória. Ao desfilarem em triunfo pelas ruas de Roma, retornando de campanhas vitoriosas, Julio César tinha atrás de si um escravo, que sustinha-lhe sobre a cabeça uma coroa de louros e sussurrava para que só ele ouvisse: Memento mori (Lembra-te que és mortal). Bah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário