Erva cidreira (Melissa officinalis) - uma beleza no licor, sobre as frutas, nos chás. Dizem que proporciona sonhos bons e fortalece os fracos e covardes de coração.
Hortelã Pimenta (Mentha x piperita) - o poeta romano Ovídio decorava com ela a sala de sua casa, em sinal de hospitalidade. Dizem que já foi aceita até como pagamento de impostos! Tenho dois tipos. Uso dentro do pão, misturada com carne bem picadinha, em musse com chocolate, em licor. É a boa de tomar com abacaxi, no suco.
Hortelã Verde (Mentha spicata) - fresca e graúda, é boa para enfeitar sobremesas, para acompanhar o quibe, para fazer chá gelado, para refrescar saladas de verão.
Hortelã Brava (Mentha arvensis) - essa vem da Sibéria, tem as folhas grandes e peludas e, como ela só fala russo, ainda não descobri para que serve, heheh.
Multimenta - comprei numa floricultura e não acho referência a ela em lugar algum.
Falsa melissa (Lippia alba) - essa nem menta é, na verdade é uma verbena, da família do cidró, mas é parecida com as mentas e usada como elas. É rústica e cresce muito bem no Rio Grande. Alguns a conhecem por sálvia gaúcha.
Nepitella (Calamintha nepeta) - não sei se tem um nome em português, mas é usada na Toscana e na Úmbria para temperar o cordeiro.
Parabéns! Lindo o seu blog...
ResponderExcluirMaristela Barenco
Muito obrigada, Maristela! São as interações com outros internautas que me motivam a seguir postando!
ResponderExcluir