Antipasto: Falafel (bolinho de grão de bico, cebola roxa, gengibre, cominho, coentro, pimenta síria e all spice.
Primo e Secondo: Moussaka (lasanha grega de berinjelas e batatas fritas, com ragú de carne e besciamella) e Lahem michwi (espetinhos de carne temperada com limão, cebola roxa e pimentão) - Repararam que o espetinho é um ramo de alecrim? Na foto panorâmica aí abaixo, ainda se vê a Mjadra (arroz com lentilhas, macis e cebola caramelada).
O que foi isso? Eu, fazendo comida árabe? Pois é... No fim de semana, o Gusta e eu fomos comer em um restaurante árabe de Porto Alegre, que eu costumava adorar, mas que se revelou uma frustração horrível. Depois de 40 minutos esperando a comida, esta veio às prestações, com cara de microondas e sem tempero nenhum. O quibe estava cru, o falafel seco, a lasanha de berinjela estava além das palavras mais depreciativas. Nem pedimos a sobremesa e o garçon, que só faltou cuspir em nós, não ofereceu café e atirou a conta sobre a mesa, sem que houvessemos feito uma só reclamação!
Nosso desejo árabe, contudo, persistia. Por isso, fiz minha primeira incursão nessa fascinante culinária, com a ajuda de um livro que herdei da nonna e improvisando uma lasanha de berinjela com meu moussaka grego. Ah, agora sim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário