Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Michel Bras

Essa foi a insalatina que eu jantei ontem, inspirada em Michel Bras, que, na minha opinião, é o cozinheiro que faz os pratos mais bonitos do mundo. Não sei se são gostosos, mas são lindíssimos. E o mais legal é a filosofia por trás deles, o conceito: usar ervas e verduras nativas, fresquíssimas, brotos, flores, explorar o belo e o lúdico do vegetal, muitas vezes relegado ao papel de contorno. Como eu tinha tantas plantinhas para comer, e um pouquinho de cada uma, fiz essa insalatina roxa, usando radicchio, folhas de amaranto, beldroega, brotos de alfafa, estragão, flores de menta, mirtilos e uma conserva que eu faço, de beterraba e cren no vinagre de vinho. Claro que ficou grotesca na comparação com a delicadeza do mestre, mas remete, não remete? Eu sempre sirvo demais, tsc, tsc. Taí um vício de gringa que nem a Escola de Gastronomia conseguiu me tirar.



Yesterday my dinner was inspired on Michel Bras, a French chef which cooks wonderful, colorful (and tasteful, I imagine) dishes based on local herbs and vegetables. The humble insalatina I made had radicchio, purslane, mint flowers, blueberries, amaranto leaves, tarragon and a preserve of beets and cren and wine vinegar. Of course it has not the eerie and perfect looks of the master's, but reminds of it, doesn't it?

Nenhum comentário:

Postar um comentário