Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Um passeio pelo jardim - Capítulo 3 - Armazenagem

Essas são boas ideias que recolhi ao longo dos anos na internet e que serviram de inspiração para que eu encontrasse a minha forma de organizar a parafernália de jardinagem. A super Martha Stewart, minha guru doméstica, usa um termo fantástico: declutter - significa desfazer o acúmulo de coisas em desordem, achar o lugar de cada objeto, segundo critérios lógicos, práticos e estéticos. É praticamente uma arte e, a meu ver, nunca termina.
É assim que eu também guardo as ferramentas: limpas, num baldinho com cal. Por quê? Ferramentas enferrujam e disseminam fungos. A cal retira a umidade. Uma lixa de unha e cera de carro mantem a tesoura de poda novinha em folha. Capricho!


Esse é o garden shed (algo como galpão de jardinagem) da super Martha. Nooossa, é assim que eu vou ser quando crescer. Tudo arrumadinho! E olhem o detalhe para lá de charmoso: as prateleiras são caixas de vinho espanhol, francês... que pena que os nossos vinhos vêm em caixas de papelão, não é?

Novamente, uma sugestão da super Martha. Bonito para quem tem espaço.


Essa sugestão é dela, mas eu tenho objeções. Sementes assim expostas à claridade estragam rapidinho. Fiquem com a primeira opção, a que aparece lá em cima. E mantenham fora do sol e da chuva!
As minhas eu guardo dentro de casa, assim: numa caixinha de papelão, dentro dos envelopes originais, dentro de uma caixa maior, de plástico, onde também fica a farmácia das minhas plantas.


Já perdi muitas sementes por deixá-las expostas à luz ou à umidade. Embora não pareçam, sementes são seres vivos em estado de latência e podem perder seu poder de germinação com o tempo ou com a conservação inadequada. A parafernália de jardinagem é grande, entre mangueiras, regadores, ferramentas, remédios, terra, identificadores e é preciso ter cuidado para não transformar os materiais em desordem ou em vetores de contaminação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário