Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Risotto com vagens, ervilhas e manjericão

Há noites em que tudo o que se quer é um prato de arroz quentinho. No freezer, eu tinha: um pacote de ervilha congelada, um pacote de vagens branqueadas e um brodo maravilhoso, feito com uma bandeja de sopão, daquelas vendidas no super, de mil verduras picadas. A partir daí, foi simples, como toda comfort food deve ser: saltear a cebola na manteiga, fritar o arroz, acrescentar o vinho, deixar evaporar e, a partir daí, uma concha de caldo fervente por vez, mexendo sempre, durante dez minutos. Acrescentar as verduras, sal e pimenta e mais caldo, até o arroz ficar al dente. Apagar o fogo, mais uma colher de manteiga, mexer bem e servir, enfeitando com as folhas recém-colhidas de manjericão grecco a palla. Simples e eficaz.

PS: A receita em que me baseei mandava acrescentar raspas de limão, mas eu usei um pouco do meu pó de casca de lima e ficou muito legal. Só tem de cuidar, pois é muito mais forte que o de laranja e pode ficar enjoativo.

2 comentários:

  1. Michele
    Teu blog é supimpa.
    A simplicidade de tudo e em tudo e o bom gosto são marcas da tua personalidade.
    Adoro ver estas plantinhas nascendo e transformando-se em manjares dos deuses.
    Parabéns!
    Beth

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Dona Beth! Nada disso seria possível sem a sua gentileza! Que bom saber que a sra está curtindo o giardin junto comigo! Vamos ver quando vcs virão conhecê-lo ao vivo!

    ResponderExcluir