Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

terça-feira, 21 de junho de 2011

Almoço em Família


Minha sogra, leitora assídua do meu blog e grande colaboradora do giardin, queria muito experimentar uma refeição "de chef". Então, no último domingo, convidei a famiglia Czekster (a parte que está no Brasil) para um almoço em minha casa. Este foi o cardápio:

Antipasto: Tavola di Salumi
Primo piatto: Pasta alla Zìngara
Amuse-Bouche:  Verdure in pastella
Secondo piatto: Brasato al Merlot
Contorni: Fagiolini alla provola e Polenta
Dessert: Cheesecake ai mirtilli e fragole
Piccola Pasticceria (Frollini) e Liquori casalinghi
Pane all'erbe

Em tempo: o cardápio em italiano não é uma afetação, mas uma decorrência do que aprendi na escola, o ICIF - Italian Culinary Institute for Foreigners. A Universidade de Caxias do Sul tem um convênio com esta instituição piemontesa, cuja matriz é em Costigliole d'Asti e que possui ainda uma filial em Shangai, na China.

Dito isso, traduzo:

Entrada: tábua de embutidos regionais
Primeiro Prato: massa "à moda cigana" (linguiça, frango e presunto em molho cremoso de tomate)
Petisco: verduras empanadas
Prato Principal: carne de panela marinada e cozida em vinho merlot
Acompanhamentos: vagens gratinadas com queijo tipo Provolone e polenta
Sobremesa: cheesecake com calda de mirtilos e morangos
Biscoitinhos e licores caseiros
Pão de ervas

Posto isso porque acho interessante mostrar um cardápio montado, ao invés dos pratos isolados que usualmente mostro no blog. Peguei pesado nas carnes porque conheço as preferências alimentares dessa família, particularmente apaixonada por embutidos. Escusado dizer que todas as ervas empregadas vieram direto do meu giardin sul balcon...

4 comentários:

  1. Michele, não preciso nem dizer que adoro ler o teu blog, e não é porque és minha cunhada ;) é porque realmente me encanto quando leio as tuas dicas, tuas realizações, teu entusiasmo genuíno pelo Giardin. Adorei nosso encontro no domingo, os sabores e delícias que nos proporcionaste foram sensacionais e inesquecíveis!!!!!! Ainda mais que nesta curta convivência que tivemos, pude notar aflorar em mim uma vontade de colocar um "tok chef" em tudo que eu fizer. Então, a palavra que definiu o final de semana pra mim foi: inspiração!
    Grande beijo cunhada.

    ResponderExcluir
  2. Hehehe... que legal, Thais! Essa é justamente a ideia do blog, melhorar a qualidade de vida das pessoas com coisas muito simples e eficazes. Epicuro dizia que com bons amigos e alimentos cultivados por nós mesmos, alcançamos toda a felicidade possível ao ser humano. Acho que nossa vida deveria ser repleta de momentos como o último findi, não achas? Um beijão p ti tb e mto obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  3. Assim como a poesia nos proporciona um prazer duradouro.... o magnífico almoço da chef Michele - minha nora - introduz-nos em uma nova dimensão de prazer e relaxamento regado de cores, sabores e licores e, junto com o "sub" Gustavo - meu filho - proporcionaram-nos um deleite pela magnífica teutônia - um lugar que, sem dúvida alguma, quero voltar.
    Parabéns, Michele e obrigada pela maneira tão gentil, charmosa e elegante com que nos recebeste no almoço em família.
    realmente.... temos uma grande chef na família.
    Obrigada e foi muito bom estarmos aí.
    Bejos beth.

    ResponderExcluir
  4. oi, aqui é o teu one-and-only cunhado
    faço minhas as palavras da Thais e Beth,
    Entretanto, uma única amostra foi insuficiente para eu atestar com alto grau de confiança a veracidade das colocações acima. Precisaremos repetir o experimento para poder efetivar comparações mais realistas, mas como base de comparação já serviu e muito bem. :p
    Brincadeiras à parte, foi muito bom! parabéns
    Te devo um link, pq a tijela ficou vazia...

    ResponderExcluir