Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dia dos Namorados

"Faceiro que nem cusco de cozinheira" - Assim os gaúchos descrevem uma pessoa que está bem nutrida, contente, que tem sido bem tratada. (Aparte linguístico: "Cusco", para quem não fala gauchês, é cachorro de estimação. "Jaguara" é cachorro de rua, andarilho e "Guaipeca" é cachorrinho à toa, pequeno e atrevido). Pois foi assim que o Gusta se descreveu depois do almoço do último domingo, dia dos namorados. Ele parecia mesmo faceiro com a ideia de pedir de presente uma refeição caprichada.

Como primeiro prato, eu servi uma massa à minha moda: um soffritto de cebola picada fininho, tirinhas de bacon e pimentão vermelho com molho de tomate bem grosso, sal, peperoncini e cebolinha, picada com a tesoura, já na hora de servir.
O segundo prato é um dos top-ten do Gusta: saltimbocca alla romana. Esses escalopinhos de alcatra são batidos bem fininhos e depois ganham uma fatia de presunto e uma folha de sálvia como companheiros. Eu usei um presunto tipo culatello, que é um presunto cru, mas magro. O certo é usar presunto de parma. Eles são fritos em manteiga e regados com vinho.
Como contorno, ao invés do tradicional espinafre que acompanha os saltimbocca, eu fiz um refogado de alho poró e talos de cebolinha com bacon, pimenta e azeite, num mínimo de água, por cerca de cinco minutos.
  
 Era um almoço em casa, mas até que eu me comportei na hora de servir...
E só para não dizer que não falei de morango, a fruta oficial do dia dos namorados (embora esteja completamente fora de época), aqui está a sobremesa do dia: uma cheesecake com calda de mirtilo e cabernet sauvignon com um moranguinho em cima. Essa pasta frolla ficou bem boa, porque, além de manteiga, farinha e açúcar, eu coloquei canela. O recheio é ridículo de tão fácil: queijo tipo mascarpone e creme de leite fresco batido com açúcar. A calda eu fiz assim: umas duas xícaras de mirtilo, 3/4 de xícara de açúcar, meia taça de vinho. Misturei os mirtilos meio esmagados com o açúcar já no fogo, fiz a calda e acrescentei o vinho, deixando o álcool evaporar por uns três minutos. Acho que só vou repetir a receita no ano que vem, porque é um perigo para a cintura ter essa torta por perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário