Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sparesi!


Olhem só o que eu achei no meu jardim hoje de manhã: as primeiras pontas de aspargos (sparesi, in talián, asparagi in italiano)! Mal posso esperar para prepará-los!!! Como? À maneira clássica, ué, como fazia minha bisavó Aida: col toceto de ovi duri - cozidos, com saladinha de ovo duro. Xe na consolassion solo a vardarli...figurarsi poi a magnarli! Todo mundo sabe, mas vale repetir que aspargos se cozinham amarrados em feixes, em pé, com a ponta fora d'água. Se forem bem novinhos, como os meus serão (já que não aguentarei muito até colhê-los), não precisa descascar; é só tirar essas folhinhas duras que crescem nos talos.

6 comentários:

  1. Nossa, sou louca por eles. Li que é uma planta perene. É isso mesmo?
    Vou querer dicas para plantar também, um sonho... :)
    Beijos e muito prazer em te conhecer!

    ResponderExcluir
  2. Oi Priya querida, Podes ter certeza de que o imenso Prazer é recíProco! Vou transcrever o que consta do livro "A Horta mês a mês", de Alan Buckingham, Editora Dorling Kindersley,2009: um asPargal é um investimento a longo Prazo, visto que as Plantas Podem durar 20 anos. Todas as Primaveras, Produzem torreões comestíveis, seguindo-se de folhas altas, semelhantes a frondes, que são cortadas no outono. Dá P Plantar as sementes, mas é mais fácil enterrar as coroas, que se vendem como bulbos, em saquinhos com substrato, sabe? Elas vem sequinhas, a gente reidrata Por uns quinze minutos e Planta em solo seco e alcalino, mais arenoso que argiloso. No Primeiro ano, não se deve colhê-los, snif.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho sementes em casa. Tu plantaste com coroas ou de sementes? Acho que colocarei numa sementeira e verei no que dá... te comunico. Se não der, te peço um help! Beijo e obrigada pelo compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. minha sogra me trouxe um saquinho de coroas do exterior. nasceu umas três semanas depois de plantar. Li que dá para partir da semente também, mas é um pouquinho mais difícil. Estou fazendo isso com o ruibarbo.

    ResponderExcluir
  5. Tentarei, tentarei... :) Acho que o ruibarbo vem como o aipo, né?! Beijos

    ResponderExcluir
  6. deixei as sementes do ruibarbo de molho em água morna por 24h e hoje plantei em composto normal. veremos.

    ResponderExcluir