Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Jardineiros no Cinema

Gastronomia e cinema são duas artes que namoram desde sempre. Filmes lindíssimos, como a Festa de Babette e Ratatouille marcaram a vida de milhares de foodies mundo afora. Neste post, gostaria de sugerir dois filmes que falam de gastronomia da emoção aplicada às ervas e especiarias. À XXI Turma, ressalto que ambos são um complemento ideal à aula de hoje.
The Mistress of Spices (Sabor da Magia, 2005) é um filme baseado em um romance da indiana Chitra Divakaruni. A protagonista, a belíssima Aishwarya Rai, é a dona de uma loja mágica, um verdadeiro paraíso (que Disney, o quê!) sensorial. Ali dentro, vidas se cruzam e são entrelaçadas pelo poder das especiarias, que aproximam, afastam, dão senso de pertinência, facilitam o convívio, amenizam as dores. Especial menção ao jardim em vasos que Tilo mantém nos fundos da loja. Foi uma grande inspiração na criação do meu próprio espaço.
Dialogue avec mon jardinier (Conversas com meu jardineiro, 2007) é outro filme que demonstra o poder terapêutico da jardinagem. Comer o que se plantou ajuda a recolocar as coisas em perspectiva quando as neuroses se tornaram muitas e os valores foram invertidos. Durante a aventura de recuperar uma horta abandonada, dois antigos colegas de colégio retomam contato. As contradições da modernidade perfilam-se com sutileza, tendo como pano de fundo uma magnífica e tradicionalíssima horta. Questionamos tudo, menos o fato de que, enquanto houver terra a ser cultivada, haverá um espaço para a ressignificação do homem.

Assistam, mas assegurem-se de ter comida fresca e temperada ao alcance da mão. A "fome de verde" será grande quando os créditos aparecerem, isso eu sei por experiência própria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário