Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

domingo, 11 de setembro de 2011

Gremolata


A Gremolata é o molho clássico que acompanha as costolette alla milanese, prato conhecidíssimo da cozinha Lombarda. Salsa, alho, raspas de limão, sal, pimenta e só. Tudo bem picadinho. Concentra o sabor se ficar um dia maturando na geladeira. Há vários exemplos de molhos como este na tradição do norte italiano: o bagnet verd piemontês, o savôrs friulano, o pesto lígure. Como nem sempre é época de limão-bergamota, eu desidrato as cascas no forno, processo e uso em substituição ao lemon zest das receitas. A salsa crespa veio do jardim, na horinha. Tem menos sabor, é verdade, mas tem uma apresentação muito plástica. Em tempo: empanados bonitos assim não se conseguem com farinha de rosca comprada. Esta eu fiz com a crosta de pão do presunto que fiz outro dia: torrei, moí e usei.

2 comentários:

  1. Miche, estava pensando na crosta de pão que tu não aprovaste 100% e tal. Faz uma tentativa assim ó: só pincela com azeite de oliva no final. Não incorpora na massa. Usa o oleo de oliva ao invés do ovo para pincelar. Faz uma experiência. :o)

    ResponderExcluir
  2. Tu dizes pra eu fazer o pão só c água, farinha e fermento? Já fiz isso da primeira vez, ficou uma pedra! Mas posso tentar de novo... o problema é que essas coisas que são úmidas, quando recheiam o pão, detonam com as proporções da receita dele...valeu a dica!;)

    ResponderExcluir