Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Minestrone

Aiaiai... eu sonhava há dias com essa sopinha. Fui fazendo em etapas, como faço com tudo que é chato ou demorado, até que, hoje à noite, ficou pronta. O primeiro movimento é colocar uma xícara de feijões brancos de molho em água fria por um dia. No dia seguinte, se cozinham esses feijões al dente, com muita água, sal e uma folha de louro. Cozinham-se também umas duas batatas, que não devem ficar duras, mas nem se desmanchando. No dia final, é hora de juntar o que há de legumes e verduras disponíveis e picar tudo, cada uma do jeito mais bonito para a sua anatomia. Eu tinha: alho-poró, salsa, nabo, cenoura, cebola roxa, folhas e talos de beterraba. Fiz tirinhas delicadas de cenoura, nabo e alho-poró, ervilha-torta, cebola bem miudinha, cubinhos com os talos e chiffonade com as folhas da beterraba (cortar como se corta o repolho, em tiras que se obtém enrolando as folhas). Um pedaço de bacon bem picadinho, azeite na panela quente, fiz um desfrito ou soffrito em fogo baixo com a cenoura, o nabo (que são mais duros), a cebola e a salsinha durante uns dez minutos. Daí, acrescentei meia taça de vinho tannat, um colherão de passata de pomodoro, sal, pimenta preta moída na hora e o resto dos legumes, menos as folhas de beterraba. Enquanto tudo isso cozinhava, as aparas dos legumes iam para uma panela de água fervente e faziam um brodo bem forte, misturado a um brodo de galinha que eu tinha congelado. Quando os legumes ficaram macios, acrescentei as batatas cozidas em cubos, o feijão escorrido, as folhas de beterraba e o caldo, deixando levantar fervura. Servi decorado com folhinhas de pimpinela, alcaravia, folhinhas baby de beterraba e portulaca de inverno. Bah. Ròba da màto (coisa de louco). 

5 comentários:

  1. poooorcamiseria! son smentegà da meter la pasta darento la minestra! Ma non la gà mancà... è bona lo stess'...

    ResponderExcluir
  2. Pooorcamiseria nada!!!
    A pasta nem fez falta nessa minestra saborosa! Teus preparos, o aconchego da casa, a poesia da cozinha e, em especial tua companhia, são verdadeiros temperos de vida.

    ResponderExcluir
  3. O Dani, eu é que tenho a honra de ter amigos que, além de confidentes, são poetas e bons de garfo! Tu sabe que o meu maior prazer na vida é fazer fois-gras nos meus convidados, rsrsrs!

    ResponderExcluir
  4. "A razão começa na cozinha." (Nietzsche)

    Da mesma forma que a gastronomia de uma região define seus valores e sua visão de mundo, o que acontece na oficina do estômago - como dizia Cervantes - revela nosso momento espiritual.
    O documentário de Doris Dörrie "How to Cook Your Life" (Como cozinhar sua vida) discute questões essenciais sobre a alimentação e sua importância em nosso modo de viver. O filme está centrado no cozinheiro zen Edward Brown, que conta aos discípulos o segredo de sua arte: na verdade, são os alimentos que nos cozinham.
    Ele vê no ato de cozinhar - de fazer pão a escolher e picar hortaliças - uma demonstração de amor por si mesmo e pelos outros. Que atividade humana tem maior transcendência que a preparação do combustível para nosso veículo vital?
    Mal comparando, se pusermos o combustível errado em um automóvel, ele acabará apresentando algum defeito. Assim, o momento de comer não deveria ser um ato rotineiro, sem importância. Quando preparamos nossos alimentos, estamos fazendo uma escolha transcendente para a saúde e o espírito.

    (extraído de "Nietzsche para estressados", de Allan Percy)

    ResponderExcluir
  5. Enrico do céu, o que é a sincronicidade entre amigos! Comprei esse livro essa semana, por causa dessa citação! Lindo e maravilhosamente colocado, como sempre! Se eu precisar de um redator substituto para o blog, já sei a quem solicitar! Te convido desde já a assistirmos esse tal documentário acompanhados de algum nababesco repasto, como de costume... rsrsrs. É verdade, quando eu cozinho para vcs é o equivalente a uma declaração de carinho, a um cuidado que apenas retribui o que tenho recebido de vcs. Bjs.

    ResponderExcluir