Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

domingo, 17 de julho de 2011

Dia da Berinjela

A culpa não é minha. Sou um produto da cultura a que pertenço e que, desde tempos que se perdem na poeira das eras, relembra a seus membros a importância capital da fartura:

Melius abundare quam deficere (Melhor sobrar que faltar)
Xè mègio morir d'indigestion che da fame (Melhor morrer de indigestão que de fome)
La ròba per vess assè l'a de vanzàr (A comida, para bastar, tem de sobrar)
Sim, eu fiz 300 sushis de berinjela gratinada! Sim, muitas sacrificaram-se para o gáudio dos convivas! Mas ai de mim, pobre vítima do determinismo histórico, ainda assim precisei dar um destino às dez berinjelas que sobraram. Então hoje, aqui em casa, foi Dia da Berinjela.

Quando se lida com esse lindo e plástico legume, a primeira necessidade é fazê-lo dégorger. O termo é fino, mas o processo é simples: trata-se de fatiar, dispor em uma peneira ou scolapasta e esparzir com sal, deixando que os sucos amargos escorram. Claro que depois se deve lavar bem e escorrer ou até secar, uma vez que o próximo passo costuma ser uma fritura. Diz a Larousse Gastronomique que cultivares modernos dispensam essa etapa. Duvido. As roxinhas a que eu tenho acesso seguem com uma nota amarga mesmo fazendo tudo direitinho...
Estão vendo aquela água marrom ali? É super-amarga. Ninguém quer isso no prato, por isso o tal dégorger.

Assim ficam nossas amigas, depois de dessoradas, lavadas e escorridas. Não muito atraentes, concordo.
Melhorou, né? Essa é uma parmiggiana di melanzane, que resolvi fazer dada a enormidade de queijos e tomatinhos à disposição. Fiz até o molho, que temperei só com sal e louro e ficou muito bom. O basilico genovese é do meu giardin mesmo, colhido na horinha de finalizar. Com relação a esse prato, devo dizer que a parte crítica é fritar a berinjela, uma vez que ela encharca com facilidade, mesmo com termômetro em punho. Se alguém quiser tentar, é só alternar camadas de berinjela frita, fatias de tomate, molho de tomate e queijo, assando por dez minutos.
Essa delícia de antipasto di melanzane arrabiate eu fiz com meus próprios pimentões e malaguetas do giardin mesmo e também com meu orégano e meu vinagre de vinho branco aromatizado com tomilho. Digo arrabiato porque eu toquei pimenta e vinagre nele e é assim mesmo que eu gosto. Sou capaz de comer esse vidrão inteiro sozinha. Azar da minha mucosa gástrica!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário