Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

domingo, 6 de novembro de 2011

Frutos do Giardin





Essas fotos me deixam muito, mas muito feliz! São os registros das iniciativas de amigas minhas em começarem seus próprios jardins comestíveis. Ambos em porto Alegre, um deles em terraço de apartamento, o outro num pátio de condomínio horizontal.
A Andréia Bonato, do blog Casa de Babette (link ao lado) o faz por motivos gastronômicos. A Ana Luíza Koehler (a mais talentosa desenhista de todos os tempos), o fez por consciência ecológica. Ambas ganharam de presente uma desintoxicação dos sentimentos e ansiedades gerados pelo distanciamento que a cidade provoca entre o homem e seu ofício central, que é a busca do alimento.
A Andréia, psicóloga de corpo e alma, é mestra em criar ninhos e fortalecer laços de amizade. Quem tem um fogão a lenha construído no meio da sala não poderia cozinhar... com ervas secas de potinho de plástico. Enquanto ela "jardineia", medita e pensa nos amigos queridos, restaura as forças.
Com as sementes dos alimentos consumidos que germinaram naquela composteira de plástico, a Ana está presenciando o milagre de ver as sementes virarem mangueiras, bergamoteiras, "lentilheiras" e assim por diante. Ela já não se chateia de ter de acondicionar num saco de plástico os resíduos domésticos que tão facilmente se transformam em vida. Um terraço antes meio abandonado se transformou no novo coração da casa. Um espaço verde em casa se converte em algo ainda mais fundamental quando se trabalha em regime de home office como a Ana.



Desculpem meu fanatismo, gente, mas a cada dia, eu creio mais na jardinagem como um caminho para o resgate das sensibilidades humanas, diante de toda a barbárie que temos vivido. plantar aproxima, cria uma comunidade de sentido aos desgarrados filhos da cidade, ressignifica o cotidiano, permite a expressão de elementos em estado bruto, não codificados dentro de nós. Coltivando la terra si coltiva anche la felicità.
Ainda tem o sítio Arupa, da minha amiga paula priya, que se mudou p Viamão a fim de reconstruir seus trajetos telúricos. Mas essa é ooooutra postagem...




3 comentários:

  1. Tb acreditei que minha micro varanda poderia florescer e frutificar quando eu vi a quantidade de coisa que tem na sua. Realmente é uma inspiração para mim tb!!!

    Gostaria de saber como se faz essa composteira. Parece simples....

    Bj
    Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriela, que satisfação saber que mais pessoas querem plantar nas suas sacadas! Quem fez a compostagem foi minha amiga, mas ela me mandou uns videos ótimos do youtube, que eu vou tentar carregar aqui. Mas é simples mesmo. Vou descrever em passos:
    1. furar toda a parte de baixo de uma caixa de plástico
    2. colocar uma camada de terra seca, daquela das plantas que já morreram esturricadas, sabe?
    3. colocar uma camada de restos crus de folhas e legumes, tipo casca de banana, folha de alface murcha, etc. Nada cozido e nada animal. é melhor picar, que aí vai mais rápido a decomposição.
    4. espalhar uma camada de esterco, outra de borra de café (essa bem generosa, pois é o que espanta os bichos) e uma última de terra)
    5. Revirar tudo a cada 3 dias. Se sair muito líquido, por mais terra seca. Se estiver muito seco, por mais matéria orgânica e assim vai, até que em 2 meses, tu vais ter a tua terrinha, pronta p por nos vasos. Um abraço. Michele

    ResponderExcluir