Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aos Fortes de Coração


Jardinagem ensina muito sobre a vida. A metáfora é óbvia demais, mas é mesmo a vida em micro-cosmo. Claro que as minhas vizinhas foram um amor em regar minhas 200 plantas enquanto estive fora, mas minha ausência se fez sentir. Além de uma dúzia de plantas perdidas, muitas pragas tomaram conta. Há uns três dias que ando entre os vasos e estimo o trabalho que terei para colocar o jardim no prumo uma outra vez. Meses. Talvez até fevereiro, considerando o tempo que tenho para jardinar. Olhando a imagem desoladora aí abaixo, juro que contive o impulso de atirar tudo fora.


É isso. Jardinagem é para os fortes de coração, porque demanda grande tolerância às frustrações. Retire a libido de um jardim por trinta dias e ele sofrerá um baque profundo, demorando muito tempo para recobrar-se. Alguns aspectos jamais tornarão a ser como antes. Somos nós que temos de cuidar do que é nosso e mais ninguém. Não se delega um jardim. As pragas são como os problemas, os rancores não verbalizados. Ignore-as e elas destruirão tudo, minando a partir das raízes o que antes frutificava.

Agora vejo os efeitos danosos da procrastinação em todos os jardins da minha vida: meu corpo é um jardim, meu casamento é um jardim, meu trabalho é um jardim, minhas amizades também o são. Tenho de cuidar de todos os meus jardins, a fim de colher todos os seus dons. Mas o cuidar é um prazer disciplinado. Só ele traz a satisfação que é a molécula da vida bem vivida.

E em tão pouco tempo, é incrível como tudo ganha novo viço, responde ao amor! A berinjela mini-purple que ontem murchava, coberta de pulgões, depois de lavada, folha por folha, pulverizada com água de fumo e cercada de terra afofada, hoje parece sorrir, prometendo que florescerá de novo. O jardim me ensina o planejamento e o desfrutar. Assim, minha vida entre tantos jardins vai ganhando um aroma suave de equilíbrio.

2 comentários:

  1. Nossa, belíssima metáfora, querida, apesar de triste o post endina muito! Grandebeijo e coragem!! :)

    ResponderExcluir
  2. Ih, desistir é p os fracotes!!! Já plantei um monte de coisas novas! As plantas também ensinam a não desistir. A berinjela da foto já deu flor de novo hj!

    ResponderExcluir