Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

sábado, 29 de janeiro de 2011

Manteigas de ervas

Esse foi o almoço de hoje: Insalata del Sol e Bifinhos com manteiga de ervas. Acho que estava bom, pela cara de faceirice da minha mãe e do Gusta...







Sou fã das manteigas temperadas. Dão um up no visual e no gosto de qualquer carninha ou peixinho chocho. Hoje eu só tinha ervas de peixe, mas não me intimidei: piquei endro e coentro com um pouco de alecrim (tá, esse combina com carne de gado), misturei com meio tablete (cerca de 100g) de manteiga em pomada (não derretida, só deixada à temperatura ambiente por um tempo), enrolei como se fosse um bombonzinho no papel-manteiga e coloquei no congelador enquanto fazia os bifes. Na hora de servir, desenrolei, fatiei e enfeitei o prato. Fácil e de grande efeito para quem quer impressionar as visitas (desde que não sejam chefs, que estão carecas de conhecer esse truque). Já vi fazerem com anchovas (mas não é todo mundo que gosta do cheiro da anchova) e com tomates secos. A manteiga, que o historiador romano Tácito chamava de "o delicioso acepipe dos bárbaros" foi incorporada aos poucos na culinária italiana, em oposição ao azeite, que ainda predomina nos preparos do sul. Na dúvida, eu fico com um pouco de cada um: frito as coisas em azeite com manteiga. Aliás, eu já mencionei que pertenço a um clube chamado "Amici del butiro"? - Amigos da manteiga - hehehe.
PS filológico: Quem fala italiano, pode estranhar: mas manteiga em italiano é burro! Sim. Em vêneto e talian é butiro (vem direto do grego antigo - boutiros, logo ácido butírico - o ácido graxo presente na manteiga). Estou sendo acusada de falar difícil. Qualquer coisa, perguntem!!! Da mesma forma, se eu disser bobagem, corrijam!

4 comentários:

  1. amadas/o:
    hoje cometi dois erros. um: ter acabado de jantar, o que duplicou o apetite com o que vi no blog destes últimos dias (já vira muita coisa antes). dois: foi não ter-me infiltrado nesse almoço, hehehe.
    DdAB

    ResponderExcluir
  2. Heheh, professor, o sr. e a profa. Itinha são nossos convidados, sempre! Vcs. sabem! Mas é tudo bem fácil de reproduzir em casa. Qualquer dúvida, estou à disposição.

    ResponderExcluir
  3. Butiro...

    Hoje, enquanto estava lendo a página 14 do "L'arte de ben cvcinare", de Bartolomeo Stefani, edição de 1662, encontrei essa palvra. Desde quando ela é usada, não sei.

    Cerefólio ou estragão (do verdadeiro) ou endro, com uma boa manteiga artesanal, (fermentada com lactobacilos)... Uma trutinha arco-íris, um Chardonnay, ah! :)

    ResponderExcluir
  4. Nelson, eu costumo fazer essas manteigas quando encontro para vender ou tenho no giardin uma erva que é sazonal ou difícil de achar. Faço e guardo no congelador, de maneira que nunca me falte. Um abraço.

    ResponderExcluir