Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Um amor de Butiá

Essa é a sobremesa de luxo da semana: creme de butiá com calda de Cointreau

Essa é a geleia que sobrou. O resto eu devorei.

Os coquinhos eu guardei para tirar as amêndoas. Dou a receita do café de coquito quando eu fizer.


Esse foi o tanto de geleia que rendeu...



Dei uma aquecida na fruta para amolecer... não gosto de passar fruta no liquidificador.




A fruta in natura é imbatível, com seu azedinho mágico, seu coquinho bom de roer por horas e horas... Onde tem butiá, tem crianças. Quando tínhamos a clínica em Encruzilhada, volta e meia tinha uma gurizada batendo na porta, perguntando se podiam subir no muro para comer os butiás da palmeira que ficava bem em frente ao portão. Quando estive no Uruguay, aprendi a tomar o café de coquito, feito com as amêndoas torradas do butiá, misturado ao café comum. Desta vez, optei por fazer uma geleia, como podem ver. Aromatizei com cardamomo, equilibrei o gosto do açúcar com laranja verde e ...voilà! Uma deliciosa geleia. Como tinha sobrado um pouco no fundo da panela e eu não sou de desperdiçar um tesouro desses, misturei um pouco de creme de leite fresco para diluir e raspar com o lambe-lambe. Meu Deus, que maravilha! Isso me deu a ideia da sobremesa acima: mousse de butiá (creme de leite batido, misturado a geleia e gelado) com calda de cointreau (licor de laranja) e gerânios. Uau. Uau mesmo.




2 comentários:

  1. Teu blog tá lindo, Michi! Dá água na boca!! hehehe Eu já divulguei-o no meu Twitter hoje de manhã, vê se cria o teu logo pra divulgar as tuas criações e dicas! Grande beijo,
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Heheh, obrigada Ana, mas vou precisar da tua ajuda para essa outra mídia digital! Recém consegui domar o Blogger!

    ResponderExcluir