Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

sábado, 29 de janeiro de 2011

Insalata Del Sol

Estas são as umbelas do endro (Anethum graveolens), só para o caso de alguém não saber o que são umbelas. São esses guarda-chuvinhas que parecem flores e que guardam as sementes de ervas como o funcho, o anis e o endro. Muita gente pensa que eles são a mesma coisa, por sinal, o que não é verdade. O endro, também conhecido como dill, é um tempero muito usado para peixes e morre nessa época do ano. O funcho (Foeniculum vulgare) é usado para substituí-lo, mas o gosto é muito diferente. O anis (Pimpinella anisium) tem folhas mais largas, de bordos serrilhados e umbelas de flores brancas. Suas sementes são o que a gente compra no super com o nome de erva-doce. Esse tempero é mais usado em pães e biscoitos, mas eu adoro usar no lombo de porco assado, depois de esmagar um pouquinho com o pilão. Tenho fotos desses outros, posto uma hora dessas.





Salada Solar: esse foi o nome que eu dei para a minha invenção e que almoçamos hoje. Sobre uma base de miolo de alface americana, eu dispus brotos de trevo, tiras de pimentão amarelo, quartos de tomatinhos amarelos, pétalas de girassol orgânico (leia-se: sem venenos), umbelas de endro e pedaços de noz pecan. Temperei com sal de rocha moído na hora, azeite orgânico e meu vinagre aromatizado com endro, lavanda e cerefólio. Chamei assim porque todos os ingredientes apresentam alguma tonalidade de amarelo e também porque eu acho que é um daqueles pratos de levantar o astral. Já repararam como algumas coisas tem esse poder, de limpar, de clarear o pensamento da gente? Pode ser um canteiro verde em meio ao concreto e as grades, pode ser uma música contagiante, até um sopro de vento que traz um cheiro de chuva. É difícil reparar nisso se o cérebro está condicionado demais à velocidade, mas eu diria que é fundamental para a saúde.


Um comentário:

  1. me interecei,pois o nome do meu filho é Endrew mas alguns o chamam de endro, agora posso explicar o que é o endro que eu só conhecia como dill.
    obrigada.

    ResponderExcluir