Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Flores e folhas in Pastella


Isso eu aprendi a fazer lá na Escola de Gastronomia, com queijo e com verduras. Quando cheguei em casa, experimentei com folhas de sálvia, folhas e flores de borragem, calendulas, lavandas e broccoli. Meu avô gostava de comer as flores dos zucchini (abobrinhas) e eu já vi quem come os ramos e brotos bem tenros das abóboras (as cambuquiras). Essa pastella (a massinha para fritura) eu fiz assim: Bati à mão três ovos com 150g de farinha de trigo e sal. Juntei aos poucos uma taça de espumante brut. Essa pastella fica um creme bem líquido, onde a gente mergulha as folhas, segurando-as pelo talo e daí frita rapidamente, tentando conseguir a fritura perfeita. Eu só consigo sob as seguintes condições: óleo de girassol e termômetro para caldas. Não pode passar de 160C. É uma delícia de antipasto/entrada/comidinha p ver TV/DVD, mas os mais conservadores em termos alimentares comem só os broccoli. Os experimentais, como eu, vão comendo até passar mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário