Un Giardin sul Balcon

"Non ghe xe erba che la varda in sù che non la gabbia la so virtù" (da tradição vêneta)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Festival do Espinafre




Minha querida vizinha e mentora, Dona Célia, nos presenteou esta semana com dois maços enormes de espinafre, fresquinhos e orgânicos, vindos de um terreno em plena cidade onde ela cultiva suas hortaliças. Espinafre, eu como cru na salada, misturado a folhas verdes mais neutras, como alfaces de várias cores e, de preferência, apenas refogado com azeite, sal e pimenta. Mas eu andava criativa, pois estávamos estudando massas na escola, então, fiz lasanha de espinafre e queijo samsoe (era o que eu tinha na geladeira, mas ficou bom) e esses gnochetti que tem um nome engraçado: strangolapreti. A tradução seria algo como " esgoela-padre" e, embora a receita varie um pouco, está presente na culinária de toda a Itália: do Trento à Puglia (assim como um certo rancor sublimado pelo clero, creio eu). Acho que o nome se refere à torcidinha que a gente dá no gnocco para finalizá-lo. O segredo dessa massinha é secar MUITO bem o espinafre, espremê-lo com as mãos até cansar e depois ligar com farinha de trigo q.b. Na hora de ferver, eu ponho na maior panela possível, uns poucos por vez, para evitar que grudem. Depois de prontos, é só finalizar com manteiga de sálvia (outro produto do meu jardim) e flores, claro. Vcs não acham que o espinafre e o queijo desenharam um padrão que remete aos céus de Van Gogh? (Talvez seja eu, romantizando a comida de novo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário